Operações Aéreas Integradas, Policiais, de Defesa Civil, drones e manutenção aeronáutica serão temas do ENAVSEG 2018

Anúncio

Minas Gerais – Nos dias 12 a 14 de junho acontecerá o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – ENAVSEG 2018 – na cidade de Belo Horizonte (MG). O evento acontecerá no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, Rua Diabase, 200, Bairro Prado.

Banner digital - Enavseg 2

O evento tem a coordenação do Comando de Aviação do Estado (COMAVE), do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros e da Coordenação Aerotática (CAT) da Polícia Civil de Minas Gerais, com apoio do site Piloto Policial & Resgate Aeromédico (Evoluigi).

Para o debate da atividade aérea de segurança pública do Brasil, o encontro reunirá profissionais das Organizações de Aviação da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e das Unidades Aéreas das Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares e Polícias Civis dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal.

Durante o ENAVSeg 2018, na tarde do dia 13/06, também acontecerá o Encontro dos Gestores das Organizações de Aviação de Segurança Pública.

Abaixo apresentamos palestras confirmadas para o ENAVSEG 2018, divididas em 4 temas: Operações Aéreas de Defesa Civil, Operações Aéreas Integradas, Manutenção Aeronáutica, Operações de RPAS (Drones) e Operações Aéreas Policiais:

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA DO ENCONTRO

12 de Junho

08:30 – Credenciamento/Recepção
09:00 – Abertura do Evento

OPERAÇÕES AÉREAS DE DEFESA CIVIL
– Manhã –

Gestão e coordenação das operações de socorro das vítimas do rompimento da barragem em Mariana, MG – Cel PM Fernando Antônio Arantes, Chefe da Defesa Civil de Minas Gerais.

Mobilização e coordenação de meios aéreos nas operações de socorro a desastres, em âmbito nacional – Armin Augusto Braun, Diretor do Departamento de Operações de Socorro em Desastres (DOD), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil/MI.

Gestão Integrada de Recursos Aéreos – Severo Augusto, TSA – Tecnologia em Aviação.

OPERAÇÕES AÉREAS INTEGRADAS
– Tarde –

Gestão e operação integrada no Combate a Incêndio Florestal em Minas Gerais – Previncêndio – Rodrigo Bueno Belo, Coordenador Operacional da Força Tarefa Previncêndio de Minas Gerais.

Operações aéreas de combate a incêndios florestais e missões críticas – Comandante Francisco Lucas da Habock Aviation da Espanha e Joseph Baptiste da Airbus.

Suporte Aéreo Avançado de Vida do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – Cap BM Karla Lessa, piloto e Chefe de Operações do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.

Comando de Aviação do Estado da Polícia Militar de Minas Gerais (COMAVE) – Um Modelo Multimissão – Cel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, Comandante do COMAVE.

DebateFormação de pilotos e gestão das operações aéreas de combate a incêndios florestais.

  • Formação de pilotos – Ten Cel BMDF Flávio da Costa Portela, piloto e Chefe Adjunto do Gabinete do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal – Clique e acesse a palestra (Ten Cel Portela).
  • Gestão das operações – Ten Cel BMMT Flávio Gledson Vieira Bezerra, piloto e Comandante do Grupo de Aviação Bombeiro Militar do Mato Grosso.
  • Mediador: Eduardo Alexandre Beni, Evoluigi (Editor do site Piloto Policial).

13 de junho

MANUTENÇÃO AERONÁUTICA
– Manhã –

A importância do Apoio Logístico na Disponibilidade das Aeronaves (TBC) – Daniel Mendes, Centro de Suporte ao Cliente Helibras.

Os Desafios da Formação de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica para as OASP – Fabio Castilho, Centro de Treinamento Helibras.

Programas de gestão de turbinas de helicóptero – Marcelo Madruga, Mestre em gestão empresarial pela FGV e Gerente de Novos Negócios da Safran.

Sistema de monitoramento de componentes críticos (HUMS) em helicópteros, Sebastian Valencia da Diagnostic Solutions International (DSI).

Credenciamento de mecânicos para manutenção de até 100 horas e discrepâncias de mesma complexidade e Homologação de oficina de manutenção aeronáutica.

  • Credenciamento de mecânicos para manutenção de até 100 horas: Ten Cel PM Márcio Franco Borges, subsecretário da Casa Militar do Espírito Santo e chefe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) – Clique e acesse a palestra (Ten Cel Borges).
  • Homologação de oficina de manutenção aeronáutica: Cap PM Daniel Lemos Okiyama, RT da oficina e chefe de manutenção do Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP) da Policia Militar do Distrito Federal – Clique e acesse a palestra (Cap PM Okiyama)
  • Palestrantes da manhã.

Mediador: Mauro Ayres, Head of Marketing and Commercial Operations da Helibras.

OPERAÇÕES DE RPAS (Drones)
– Tarde –

Mapeamento aéreo via RPAS para ações de inteligência – Johann Coelho, Diretor Operacional da Bembras.

Regulamentação e Fiscalização de RPAS – Ten Cel Av Jorge Vargas Rainha, Coordenador RPAS e Adjunto da Divisão de Coordenação e Controle do SDOP do DECEA.

Sistema de Operações Aéreas (SIOPAER) da Polícia Militar da Bahia: Ameaças, oportunidades e resultados – Ten Cel PM Carlos Renato Lima da Silva, Comandante do GRAER da PMBA.

Soluções para integração de sistemas com RPAS para a Segurança Pública – Zimin Song, Vice-Gerente Geral da Dahua do Brasil.

Demonstração de sistemas e drones

14 de junho

OPERAÇÕES AÉREAS POLICIAIS
– Manhã –

Responsabilidade Penal do Comandante de Aeronave nas Operações Aéreas Policiais – Maj PM Sandro Vieira Correa, Chefe de Operações do COMAVE.

Emprego de Imagiador Aéreo em aeronaves de asa fixa – Edward Starr, Diretor da EMS Consultoria e representante da FLIR Systems no Brasil.

Operações Aéreas Policiais com emprego de óculos de visão noturna (NVG) – Carlos Alberto Martins Cano, Engenheiro Mecânico e Aviador Naval RRM da Marinha do Brasil, Quartzo – Engenharia de Defesa.

Modelos de Operações Aéreas Policiais realizadas pelo Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Rio de Janeiro  – Cel PM Clarisse Antunes Barros, piloto e Comandante do GAM e Maj PM Marcelo Vaz de Souza, piloto do GAM da PMERJ.

12:30 – Encerramento

Banner digital - Enavseg 2

FICHA TÉCNICA DO EVENTO

12 a 14 de Junho de 2018
Palestras e Encontro de Gestores das OASP
Horário: 09h00 às 18h00

Local
Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG
Rua Diabase, 200, Bairro Prado.
326 lugares

Hotel
San Diego Express Barro Preto
Av. Barbacena, 41 (650 metros do local do evento)

Agência de Viagem Oficial do Evento
Para passagens aéreas, hospedagem e traslados, oferecemos os serviços da LET – Live Experience Travel, onde você poderá encontrar opções com descontos especiais.
Acesse o link: https://letviagens.com.br/enavseg/

Maiores Informações 
[email protected]

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde a todos os leitores e coordenadores do site e do ENAVSEG.
    Primeiramente parabenizo os organizadores e participantes do evento.
    Gostaria também com todo respeito de deixar uma sugestão e demonstrar indignação minha a bastante tempo com relação ao eventos militares.
    – Recentemente participei de um evento de segurança de voo, em uma instituição militar, onde através de várias palestras, debates, mesa redonda, agraciamentos, elogios, congratulações e etc… onde somente oficiais participaram ativamente das palestras, somente oficiais foram homenageados e lembrados, como se os oficiais fossem responsáveis pela criação de determinado serviço aéreo.
    – No ENAVSEG 2108 em BH, não foi diferente; somente oficiais falam, participam, são homenageados ou homenageiam alguém, entregam lembranças, recebem lembranças. Fica parecendo que a PRAÇA só compareceu para compor cenário. Já questionei isso (com respeito é claro) outras vezes, mas é sempre assim. Nós praças podemos, devemos e temos total capacidade de participar ativamente dos eventos. As praças são tão responsáveis pela criação e manutenção dos serviços aéreos quanto os B1, P1, B5, P5, CHEM, secretário de alguma coisa, enfim, acredito que nós praças merecemos mais reconhecimento. Eu falo por mim, (não estou aqui falando por mais ninguém, até mesmo porque não tenho autorização de falar por ninguém), se tivesse chamado um praça (eu por exemplo) para agradecer uma determinada palestra, teria proferido palavras tão belas, quanto as que foram ditas pelos homenageadores. Senhores comandantes e organizadores é com muito respeito que sugiro valorizarem mais suas PRAÇAS, obrigado.
    Meu nome é Marcos Vinicio de Lima, sou 1º Sargento do CBMMG, trabalho no Batalhão de Operações Aéreas – BOA – sou Bombeiro há 24 anos. Salvar!

    • Eu concordo plenamente com você. Parabéns pela postura!

      Nesse ENAVSEG 2018 tínhamos planejado inserir “definitivamente” os Tripulantes e Mecânicos. Conseguimos inserir temas voltados à manutenção, mas sabemos que precisamos melhorar.

      Quanto aos tripulantes operacionais temos formado um grupo estudando um formato mais dinâmico e participativo para que sejam inseridos no processo e no debate, além de podermos discutir temas operacionais relevantes e que são realizados por vocês.

      Isso que você disse é cultural nas Instituições e não é fácil superá-la. Mas já adianto que se depender de mim e havendo um próximo ENAVSEG organizado pela Evoluigi isso que comentou será realizado.

      Muito Obrigado pela colaboração.

      Eduardo Beni
      Evoluigi

    • Bom dia

      Seguindo a mesma linha de pensamento do nobre Sgt Lima de MG, falta nestes eventos a doutrina empregada pelo Operadores Aerostático (Tripulantes Operacionais), onde o mister das ações resulta para toda Unidade Aérea.

      Gredson – Ten PMCE
      Tripulante Operacional

  2. Bom dia a todos os leitores
    Primeira mente parabenizar a organização do evento.
    Concordo em gênero, grau e número com o Sgt Lima e o Ten Gredson, o evento e muito bom mais poderia ser bem melhor se incluir nossa doutria, somos a peça fundamental nas operaçoes de resgate e patrulhamento. Resumindo tudo, para uma excelência do evento seria interessantíssimo a inclusão dos TOps.
    Tiago – Sgt BM
    Tripulante Operacional do DIOA-AM

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários