Novo AS355 para o CBM/AL

Anúncio

O Corpo de Bombeiros de Alagoas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passam a trabalhar juntos no salvamento de vidas e no atendimento médico de emergência. A partir do mês de maio a saúde pública de Alagoas vai contar com os serviços aeromédicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O helicóptero, que é totalmente equipado, cumpre as determinações do Ministério da Saúde e vai atender os casos de saúde mais graves e em locais de difícil acesso com agilidade.

De acordo com o tenente-coronel André Medeiros, do Corpo de Bombeiros, o veículo compreende as necessidades de locomoção e conforto dos pacientes. O helicóptero é composto por maca, rádio, máscaras de oxigênio, entre outros equipamentos. Mas seu diferencial é ser o primeiro helicóptero do Nordeste com dois motores trabalhando simultaneamente. Ou seja, caso ocorra de um interromper seu funcionamento, o outro continua em operação até chegar ao destino.

“É possível notar a vontade do governador Teotonio Vilela em investir na junção dos trabalhos exercidos pelos bombeiros e pela equipe de médicos do Samu. O uso do helicóptero em casos extremos vai possibilitar mais agilidade nos serviços dos dois órgãos, por ter um atendimento mais rápido. Isso é um ganho fenomenal para o Estado e para toda a população alagoana”, frisou o tenente-coronel, que é o piloto da aeronave.

O helicóptero ficará disponível para atender situações rápidas de afogamento, desaparecimento de pessoas em campo aberto, acidentes graves nas rodovias estaduais, transporte de crianças para estados vizinhos, entre outros. Apenas o piloto, um paciente e dois médicos cabem dentro do veículo, que foi locado por seis meses, tempo necessário para sair a licitação para aquisição de duas aeronaves definitivas para o governo de Alagoas.

Segundo o coordenador do Samu e diretor de Atenção Pré-hospitalar da Sesau, Iracildo Camelo, médicos e enfermeiros do Samu receberam capacitação teórica e prática, em solo, para o resgate aeromédico. “Já foram treinados mais de 60 profissionais para garantir atendimento ágil, eficiente e seguro durante as ocorrências graves em locais de difícil acesso e distantes de hospitais”, destacou ele.

Pioneirismo — Os trabalhos aeromédicos no Estado de Alagoas foram implantados a partir de um projeto piloto executado durante o Carnaval deste ano, para agilizar os procedimentos de socorro em casos delicados. Para o período, o Governo contratou duas aeronaves para servir à população. Está previsto para os próximos seis meses a conclusão de um processo licitatório para a aquisição de duas aeronaves que garantirão a oferta permanente do socorro aeromédico no Estado.


Fonte : Agência Alagoas – SECOM/AL – Reportagem : Luana Nunes – Fotos : Olival Santos


8 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela integração Bombeiros/Samu de Alagoas,isso servirá de exemplo para outros estados que ainda lutam em trabalhar isoladamente e “brigando”. Temos

  2. continuando..,temos que lembrar que o mais importante é Salvar vidas e dar a resposta mais rápida possível lembrando sempre da segurança.

    Parabéns.

  3. A SAMU DEVERIA FAZER CONTRATO -PARCERIA COM O CORPO DE BOMBEIROS DE TODO BRASIL UMA BELA INICIATIVA COM CERTEZA SALVARAO MUITAS VIDAS ! OS ESTADOS E O SENASP AVIAÇAO, DEVERIAM FECHAR ACORDO EM PARCERIA SEM RANÇO POLITICO PARTIDARIO PROFISSIONALISMO E A PALAVRA !

  4. Parabéns aos amigos de Alagoas. Acompanhamos os esforços do TC BM André, Cap BM Cruz e equipe para implantarem a aviação naquele Estado. As parcerias BM e SAMU são bem vindas, e a sociedade agradece.
    Um fraterno abraço dos catarinenses.

    EDUPÉRCIO PRATTS – Maj BM
    Cmt BOA/CBMSC
    Arcanjo 01 – BM e SAMU SC
    “Guardiões da Vida”

  5. Prezados amigos em primeiro lugar dou os parabéns ao estado de Alagoas e em especial ao TC André do CBMAL pelo empenho diário pela atividade e já informo que estamos em tratativas avançadas com o SAMU nacional através do Dr. Clésio, coordenador Nacional do SAMU, aguardem e em breve teremos boas notícias.

    Maj Gonçalves
    SENASP

  6. Olá!!
    Fico feliz em ver uma outra Unidade operando um AS355F2, helicóptero há algum tempo utilizado como plataforma do curso de Ensaios em Voo, aqui no DCTA-SJCampos-SP. O que posso dizer dessa máquina: tem a versatilidade da linha Esquilo, porém não tão robusto e arrojado quanto um monomotor, mas que dá um certo grau de segurança (depende muito do peso a bordo)quando em voo monomotor. O piloto automático é um incremento vantajoso no quesito redução carga trabalho piloto. Quanto à manutenção: necessita dose extra de capacitação, dedicação e amor!!! Parabéns e sucessos a todos!!
    SO Luis A. Martins-Insp. Mnt.
    Grupo Especial de Ensaios em Voo
    São josé dos Campos-SP

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários